domingo, 18 de julho de 2010

geek

Como não escrevi ontem, por motivos pessoais (sorry) hoje escreverei dois post(s) pra compensar. Isso não é trapacear né?

Eu não sei o que acontece aos domingos que o mundo parece estar em slow motion. Hoje a hora do almoço demorou uma eternidade, sai para almoçar com minha família e quando dei conta já eram cinco horas da tarde. Todos bebendo vinho, conversando, rindo, encontrando outros conhecidos, sem pressa alguma, algo raro. O domingo não tem a correria do resto da semana. O domingo é diferente.

Depois do almoço, com muita força de vontade, fui conhecer a Livraria Cultura aqui de Fortaleza. Queria comprar o livro Bienvenido(1), mas estava em falta. Daí comprei um livro da Marjane Satrapi, a mesma autora de Persépolis(2) que é um livro sobre a história de vida dela, da Marjane, desde a infância no Irã até a sua mudança de vez para a França. Persépolis tem ilustrações simples em preto e branco e o livro que eu comprei agora Bordados(3) é assim também, mas a história agora é sobre outras mulheres iranianas:

“O ‘bordado’ é o equivalente iraniano do tricô brasileiro. Mas, além dos mexericos, a expressão tem também uma acepção muito particular: a cirurgia de reconstituição do hímen, um procedimento adotado pelas mulheres que precisam negociar entre as exigências do próprio desejo e o moralismo que impera no país dos aiatólas.”

Vou começar a ler assim que terminar de escrever aqui. Será que vai ter um filminho também, assim como Persépolis? Eu sempre prefiro o livro.

O outro livro (HQ ou grafic novel, whatever) que eu comprei foi A vizinhança – Avenida Dropsie(4) do Will Eisner, conhecido pelo The Spirit(5) que teve filminho com alguns nomes famosos como Eva Mendes, Scarllet Johansson e Samuel L Jackson, mas que nem foi tão bom assim, preferi Sin City(6) baseado na HQ do Frank Miller. Os filmes tiveram o mesmo estilo, bem fiel ao quadrinho. Minha prima Samantha que me deu a dica, mas ela recomendou outro do Will Einsner Nova York – A vida na grande cidade(7) esse bem grandinho, então como nunca tinha lido nada do Eisner preferi ler um menorzinho e se gostar comprar esse sobre NY.

http://www.willeisner.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário