domingo, 25 de julho de 2010

pé na estrada

Calma eu ainda não desisti do blog, ainda não chegou essa hora. Apenas o meu final de semana que foi cheio de eventos intermináveis e a ressaca não me deixava escrever.
Hoje é domingo, minha mãe voltou de viagem e meu cachorro também, eles deixam essa casa muito melhor. É bom ficar sozinha às vezes, mas por pouco tempo...
Amanhã vou começar o regime, correr todo dia, não faltar nenhum dia na academia e botar todos os meus outros planos em prática. Essas promessas da segunda são tão cheias de esperança, porém quando a segunda chega as promessas se vão.
Então...
Quando soube que o filme do livro On the Road realmente seria feito, fiquei muito curiosa para saber quem seriam os atores escolhidos para fazer os personagen principais Dean Moriarty e Sal Paradise. Mas minha primeira interrogação foi: Como vão adaptar esse livro? Que eu saiba já tinham tentado antes e não deu certo. A sensação que eu tenho é que Jack Kerouac teve que escrever tudo de uma vez só pra não esquecer de nada. Cuspiu suas palavras em folhas brancas sobre uma juventude, a sua juventude, transviada e alienada numa América bem distante. Eu demorei pra achar esse livro, quer dizer eu na realidade não achei, encomendei um pra mim e outro pra um amigo meu de presente. No começo eu devorava o livro, depois fui cansando e agora ainda faltam umas cem páginas pra ler que estão deixadas de lado. As histórias de Sal Paradise e sua gangue são inebriantes e intensas, porém são muitas e com diversos personagens, por isso minha curiosidade para saber como vão deixar essa adaptação para o cinema leal. O livro é um ícone, best seller norte-americano que todo mundo já leu ou escreveu na listinha dos “livros que tenho que ler”. A adaptação tem que ser fiel e cuidadosa pra não ficar sem graça. E quem vai dirigir? Walter Salles! Tomara que ele segure bem o pepino e não deixe o filme mega tedioso como aquele Dark Water que ele dirigiu, não recomendo pra ninguém. Já Central do Brasil é um filme lindo, cheio de sentimento, com um enquadramento incrível que começa tenso, fechado e depois vai abrindo quando os personagens também ficam mais “leves”. E Central também é um filme meio de estrada, ele vai dar conta sim. Qualquer coisa o produtor pode dar umas dicas já que é o badass do Francis Ford Copolla. O filme deve sair no ano que vem e daqui pra lá eu termino de ler On the Road.
"...permaneciam incertas sob céus imensos e tudo
o que lhes dizia respeito ia aos poucos se desmoronando.
Para onde ir? O que fazer? Para quê? - dormir.
Essa louca gangue seguia em frente."

Os atores:
Sam Riley = Sal Paradise
Na minha cabeça o Sal Paradise é o Emilie Hirsch que fez Into the Wild, queria ele no papel. Não conheço esse Sam Riley, nunca assisti nada que ele tenha feito, então não sei muito o que esperar. Espero ser surpreendida no bom sentido.
"Eu podia ouvir um farfalhar indescritível que não estava apenas nos meus ouvidos, mas em todos os lugares, e que não tinha nada a ver com sons." - Sal, personagem narrador do livro.
Garret Hedlung = Dean Moriarty
Sempre imaginei que o Dean seria um cara bonito, misterioso e cheio de charme então esse Garrett tá aprovadíssimo (uh lá lá). O objeto da admiração do Sal e de desejo da Marylou (e meu) tinha que ser assim cheio de presença.

"A Califórnia de Dean - louca, tórrida, célebre, a terra aonde os amantes solitários, excêntricos e exilados vêm confraternizar como se fossem pássaros migratórios; a terra aonde, de alguma forma, todos se parecem com artistas de cinema decadentes, elegantes e arruinados."

Kristen Stewart (sim, aquela da saga Crepúsculo e que odeia ser famosa) e Kirsten Dunst (Homem-aranha 1,2 e 3) também estão no elenco.
É impossível ler On the Road e não se identificar com algo, talvez com as dúvidas e as loucuras de ser jovem que sempre estão por ali perto.
"Eu era jovem demais pra perceber o que havia se passado"- On the Road.

Um comentário:

  1. Ansiosíssima pelo filme! Também imaginei o Emile para o papel, mas esse Sam tem uma cara de Kerouac incontestável. Espero que exceda as expectativas! Te amo prima! =)

    ResponderExcluir